8 Normas e Rótulos que Certificam a Qualidade de uma Porta de Entrada com Terço

- Categories : Porta de entrada

Está a pensar comprar uma nova porta de entrada com terço para breve? Por acaso, procura pontos de referência para o ajudar a escolher o modelo certo? Para além do aspeto estético e do design, deseja, entre outras coisas, obter um produto resistente e durável. Existem várias certificações de caixilharia em França para acompanhar os consumidores no processo de compra. A etiqueta Quali destaca-se por ser a primeira marca de certificação francesa.

Um dos objetivos é ajudar todos os consumidores a escolherem produtos que respondam às normas exigidas. Assim, a presença desta certificação atesta que os produtos são corretos e de boa qualidade. Embora sucintamente mencionado, quais são os verdadeiros interesses de comprar caixilharia certificada?

Além disso, quais são os outros tipos de certificação e de qualificação que pode encontrar? Quais são os diferentes tipos de produtos de caixilharia envolvidos? Ou ainda, quais são os diferentes testes realizados nos produtos que justifiquem a qualidade dos mesmos através da certificação? Tantas questões às quais encontrará a resposta através deste guia: certificações na escolha de uma porta de entrada com terço, por exemplo.

O interesse de comprar uma porta de entrada com terço certificada

Como já sabe, uma porta de entrada com terço não deve ser escolhida de modo negligente. Trata-se de uma instalação importante na sua casa e desempenha um papel importante no seu sistema de segurança. Para além da segurança que proporciona, também proporciona um melhor isolamento para a sua casa. Esta é também uma das razões pelas quais é necessário escolher um modelo que esteja em conformidade com as normas. Mas quais são as diferentes normas que são essenciais para fazer a escolha certa?

A etiqueta A2P BP

Estabelecida em conjunto por organizações profissionais e companhias de seguros, a etiqueta A2P BP assegura resistência contra arrombamentos à porta. São efetuados vários testes laboratoriais a fim de garantir a eficiência e o nível de qualidade dos componentes das portas. Os elementos controlados são, entre outros, o aro fixo, o sistema de entrega com a estrutura de suporte de carga, o aro móvel e as peças. Foi concebida uma classificação para quantificar e avaliar o nível de resistência da porta.

A norma A2P nas fechaduras

A fechadura da porta de entrada deve ser robusta para evitar arrombamentos. Existe um sistema de classificação por estrelas, de acordo com o nível de resistência da fechadura. Assim, uma fechadura pode ser classificada com duas ou mesmo três estrelas. Para o ajudar na escolha, certifique-se de que a fechadura respeita a norma A2P porque é muito fiável, especialmente em termos de desempenho.

A norma de acessibilidade

Na escolha do seu modelo de porta com terço, não pode negligenciar a acessibilidade, especialmente para os deficientes. Assim, é indispensável no meio profissional que a largura nominal mínima da sua porta corresponda à largura útil de passagem, ou seja, 0,83m.

A norma EN 356

A norma EN356 tem em conta a resistência do vidro de uma porta de entrada com terço, permitindo assim se proteger face aos atos de vandalismo. De notar que existem vários níveis em relação à resiliência dos vidros:

  • Classes P1A a P5A: Níveis de classificação que se referem à resistência ao vandalismo.
  • Classes P6B a P8B: Níveis de classificação que representam, entre outros, vidros resistentes a arrombamentos.

As diferentes etiquetas de lacagem Quali para escolher bem uma porta de entrada com terço

Emitidos pela ADAL (Association de Développement de l’Aluminium Laqué ou anodisé), que é um organismo autorizado pelo COFRAC, estas etiquetas de qualidade são atribuídas aos modelos mais qualitativos. Entre estes, pode encontrar:

  • A etiqueta Qualicoat: Esta etiqueta diz diretamente respeito ao processo de termolacagem de vários produtos de alumínio. Quando uma porta de entrada com terço é certificada pela etiqueta Qualicoat, isso significa que a técnica utilizada na arquitetura cumpre um conjunto de testes padronizados. É de notar que os requisitos do teste são regidos por uma diretiva Europeia.
  • A etiqueta Qualimarine: Esta etiqueta de qualidade garante produtos de caixilharia concebidos para atmosferas extremas. Beneficiando também do tratamento Qualicoat, os produtos de caixilharia beneficiam também do reforço da gama química; em particular por uma decapagem dupla. Além disso, os produtos que mencionam esta etiqueta são feitos inteiramente com perfis com a etiqueta Qualimarine.
  • A etiqueta Qualideco: Esta etiqueta contribui para o controlo de técnicas de lacagem que permitem a criação de efeitos decorativos sobre um perfil. Os produtos que ostentam esta etiqueta também garantem a resistência aos raios UV. Além disso, esta técnica oferece a possibilidade de reproduzir múltiplos aspectos decorativos. É de notar que esta etiqueta inclui diretrizes para a aplicação da decoração, por exemplo.
  • A etiqueta Qualanod: Esta etiqueta dá aos consumidores uma garantia firme da competência de uma empresa para processar produtos de alumínio anodizado. Para tal, as empresas devem cumprir as regras definidas numa diretiva. São fornecidos numerosos pormenores relativos à espessura da camada anodizada, à qualidade da selagem e à resistência à abrasão. Além disso, são também fornecidas informações sobre a resistência da camada anodizada e a resistência ao nevoeiro salino.

Escolha a porta de entrada com terço certa

Para começar, uma porta de entrada com terço apresenta-se de várias maneiras. De facto, é possível encontrar portas de entrada com terço e uma abertura à direita ou à esquerda. Ou pode encontrar portas de entrada com uma quantidade de dois terços e abertura direita ou esquerda. Convém saber que uma porta de entrada com terço contém um aro móvel e uma parte lateral fixa ou móvel. Este elemento permite que a estrutura se adapte a aberturas maiores do que as dimensões laterais padrão, ou seja, mais de 90 cm.

Assim, para escolher corretamente uma porta de entrada com terço, é necessário determinar o número de terços. A escolha do número de terços depende da largura da abertura. De notar, que por razões ligadas à estética, um terço não pode ser inferior a 33 cm. Depois, tem de escolher entre um terço de vidro ou um terço preenchido.

Para o ajudar na sua escolha, é necessário saber que um terço vidrado contribui para trazer luz para a habitação. Traz também uma melhor estética à sua casa. No entanto, convém especificar que a porta de entrada com terço vidrado é mais cara que um terço preenchido.

Por outro lado, uma das principais vantagens de uma porta de entrada com terço preenchido é o custo. De facto, ao optar por este modelo, será capaz de reduzir o custo da caixilharia. Por fim, terá de determinar os materiais da sua porta para obter um modelo conforme as suas necessidades e expectativas. No mercado, são comercializados vários tipos de materiais para ter uma escolha variada.

Finalmente, pode escolher entre uma porta de alumínio, PVC ou madeira. Cada um deles tem as suas vantagens e desvantagens, mas o mais resistente e mais comum é o material em alumínio. Em caso de manutenção, só será possível mudar os terços ou mesmo o aro móvel.

 

Share this content

Add a comment