Como Embelezar o seu Jardim com Gabiões

- Categories : Vedação e separação

Tem um grande jardim na sua propriedade privada e quer embelezá-lo antes da época de Verão? Desfrute dos primeiros sinais de Primavera, temperaturas quentes e momentos de convívio com a família e amigos. Estas são as principais razões pelas quais quer fazer algum pequeno trabalho e melhorar a decoração do seu jardim. Naturalmente, está à procura de ideias para lhe dar um novo aspeto. E porque não ponderar o uso de gabiões? Muito comum nos dias de hoje, o gabião já não é utilizado apenas para uma única função. De facto, para além da construção de uma parede divisória, o gabião pode ser utilizado como um elemento decorativo no seu jardim.

Os períodos de confinamento ligados à pandemia de Covid-19 impulsionaram certas tendências mais do que outras. E a decoração de exterior com a temática da natureza é uma delas; daí o sucesso para o gabião. É de facto um conceito decorativo que conquistou a maioria dos proprietários de casas e de loteamentos. O gabião é feito principalmente de uma gaiola metálica galvanizada em dois materiais: uma liga de zinco e alumínio. Isto significa que pode ser utilizado de várias formas, o que dá livre acesso à criatividade. Como resultado, as ideias de projetos são quase ilimitadas, desde vedações com plantas até caminhos, para não falar de pérgolas. Para que podem os gabiões ser realmente utilizados e como podem embelezar o seu jardim com esta decoração?

O que é um gabião?

Antes de listar algumas dicas sobre como usar um gabião, é importante conhecer as suas características. Entre outras coisas, é um recipiente com uma estrutura metálica. Ainda chamado “gabionne” em italiano, é também conhecido como uma grande gaiola. É de notar que é atualmente comercializado em diferentes formas e tamanhos. Além disso, há mais de 80 referências listadas. Como mencionado anteriormente, o gabião é geralmente feito de uma liga de zinco e alumínio galvanizado. O alumínio é um material muito resistente que não requer muita manutenção. Assim, a sua estrutura permanecerá em bom estado ao longo do tempo.

Depois o gabião é preenchido com vários materiais tais como grandes seixos, tijolos, pedras, madeira ou mesmo pedaços de vidro polido. Tudo depende do seu gosto, do desenho que deseja criar no seu jardim ou do estilo que planeia construir. Em suma, é adequado para todos os grandes jardins, para todas as pessoas e para todos os estilos. Além disso, para produzir qualquer forma de gabião, é necessário ter uma grande quantidade.

Além disso, para prender os gabiões entre eles, devem ser aplicadas fixações específicas. Este é um passo importante, pois garantirá a solidez da estrutura e a sua longevidade. Se não souber como o fazer, procure o conselho de um profissional a fim de elaborar um orçamento correspondente às suas expectativas. Com esta componente, o seu projeto ao ar livre será um sucesso e poderá desfrutar da companhia dos seus entes queridos durante as refeições familiares.

Quais são as vantagens do gabião?

Está a hesitar em usar uma estrutura de gabiões para o seu projeto paisagístico? Aqui estão diversas vantagens que lhe ajudarão a fazer a sua escolha e o encorajarão a dar o passo:

  • 1ª Vantagem - Estética: Graças à sua aparência, os gabiões misturam-se na perfeição com qualquer ambiente. Além disso, proporcionam uma sensação de bem-estar com a sua aparência natural.
  • 2ª Vantagem - Resistência: Os materiais utilizados para encher os gabiões são permeáveis e, portanto, muito resistentes. De facto, esta composição de materiais aumenta por extensão a durabilidade da estrutura.
  • 3ª Vantagem - Instalação: São trabalhos baratos pois não requerem uma fundação especial. É, portanto, uma solução rentável para melhorar o seu jardim.
  • 4ª Vantagem - Ecológico: Os gabiões são amigos do ambiente porque são preenchidos com materiais recicláveis (betão, rochas, etc.). Estes materiais são resíduos de projetos de construção, o que reduz os aterros e o consumo de combustível.

Quais são as desvantagens do gabião?

Para que possa ter todos os elementos para fazer a sua escolha, é essencial conhecer também as desvantagens de um produto. Embora não tenha muitos defeitos, aqui está uma lista de desvantagens:

  • 1ª Desvantagem - Tamanho: Note-se que os gabiões requerem um grande espaço em relação ao seu volume. Por consequência, seria difícil construir uma estrutura tão grande num pequeno jardim. Além disso, certifique-se de que o material de enchimento tem pelo menos 3'' de diâmetro. Isto é necessário especialmente para que nada escape da grelha do gabião.
  • 2ª Desvantagem - Eventual presença de convidados inesperados: Pequenos animais ou insetos podem encontrar um caminho para dentro, especialmente nos espaços vazios do preenchimento. Podem instalar-se no gabião se não fizer a sua manutenção.

Como usar gabiões?

A técnica do gabião oferece uma vasta gama de possibilidades para o paisagista e jardineiro. Agora que confirmou a sua escolha para utilizar este gabião, eis como utilizá-lo.

Separação de duas habitações

Inicialmente, as pessoas utilizavam gabiões principalmente para construir uma separação entre duas habitações. De facto, são verdadeiramente elementos decorativos que são particularmente apreciados pelo seu efeito de redução de ruído. Os gabiões são discretos, rápidos e fáceis de montar. Além disso, a construção da parede ajuda a permanecer protegida dos olhares curiosos. Para ir ainda mais longe no design e no aspeto estético, é possível acrescentar flores e plantas à parede. Atípico, isto irá criar um belo jardim vertical.

Criar pérgolas e estufas originais

O gabião permite-lhe construir estufas, bem como pérgolas de um irrepreensível esteticismo. Muito resistente, a gaiola de gabiões serve como uma espécie de abrigo para as suas plantas mais sensíveis. Também é possível cultivar as plantas da sua escolha diretamente nas paredes da sua construção. O seu jardim será melhorado com os vários sistemas modulares, que oferecem uma vasta gama de possibilidades para formar cantos. O profissional que será responsável pela construção poderá erguer estruturas adaptadas ao seu espaço exterior. Ainda na ótica de melhorar o planeamento do jardim, pode instalar canteiros com a ajuda de gabiões. Uma vez que não requer muita manutenção, não se deve esquecer de podar as plantas.

Mobiliário em gabião

Para tirar o máximo partido do seu jardim, pode planear mobiliário feito de gabiões, como bancos. Naturalmente, o gabião será utilizado para apoiar a bancada e o mobiliário será de madeira. Tal como para a divisão, existem infinitas possibilidades de criar um estilo que lhe agrade. Pode criar várias peças de mobiliário com um estilo a condizer e unificado. Além disso, para os dias de Verão, pode construir um churrasco de gabiões, por exemplo. Estas são ideias fora do comum e que não deixarão de surpreender os seus convidados. O churrasco fará de facto uma entrada muito notória no pátio do seu jardim. De forma retangular ou circular, os bancos dos gabiões são levantados. Além disso, estas bancadas estão geralmente equipadas com um tabuleiro de carvão para resistir ao calor.

 

Share this content

Add a comment