Como Escolher a sua Porta de Entrada? Os Nossos Conselhos

- Categories : Porta de entrada

É a primeira porta por onde passa para entrar na sua casa, a que o separa do mundo exterior, a primeira coisa que os seus visitantes vêm... Não é por nada que a porta de entrada deve ser escolhida com cuidado. Materiais, dimensões, estilo, segurança e isolamento: eis como escolher a sua porta de entrada!

Os materiais

A porta de entrada em madeira

A porta de entrada em madeira é certamente o modelo mais clássico. Intemporal e acolhedora, adapta-se a todos os estilos de casas. Pode escolher entre vários tipos de madeira, naturalmente à prova de podridão (madeiras macias, madeiras exóticas) ou tratada para resistir às condições do exterior.

Uma simples camada de tinta ou verniz permitir-lhe-á combinar a sua porta de madeira com o resto da sua casa. Pode ser decorada com molduras para um estilo mais assertivo. No entanto, deve ser mantida regularmente!

A porta de entrada em PVC

A primeira vantagem de uma porta de entrada em PVC, é o excelente poder de isolação do material. Mas as suas vantagens não acabam aqui: o PVC não requer qualquer manutenção, e vem numa multiplicidade de designs e cores! Ideal para dar um pequeno impulso à sua fachada. No entanto, a segurança oferecida pelas portas de entrada em PVC é bastante fraca. De facto, é um material frágil.

A porta de entrada em alumínio

Está à procura do top dos tops em segurança e resistência? Então vire-se para uma porta de entrada em alumínio! Este material particularmente durável não é sensível a arranhões, pancadas ou chamas. Não se pode partir, apenas empenar, e não requer manutenção. O design contemporâneo das portas de alumínio é uma grande mais-valia para a sua casa!

A única desvantagem de uma porta de entrada em alumínio é a sua elevada condutividade térmica, o que implica uma grande necessidade de isolamento.

A porta de entrada em aço

O aço garante uma resistência muito boa, especialmente quando combinado com fibra de vidro. Os modelos de portas de aço podem ser produzidos numa variedade de estilos e cores, e são fáceis de manter e limpar. A blindagem em aço é igualmente uma solução para melhorar a segurança de uma porta de entrada.

A porta de entrada em materiais compostos

Os materiais compostos oferecem uma multiplicidade de vantagens: são resistentes, oferecem uma excelente isolação, não requerem manutenção, adotam diversas formas e cores... No entanto, a sua fabricação complexa faz subir o seu preço.

O formato

As dimensões

Vários tipos de portas estão disponíveis:

- Porta de entrada simples;

- Porta de entrada dupla;

- Porta de entrada com terço.

Existem as dimensões standard para as portas de entrada: 215 x 90 cm, 215 x 80 cm, 200 x 90 cm e 200 x 80 cm. É possível preencher os espaços em falta com espaçadores. Mas às vezes é melhor optar por uma porta de entrada feita à medida!

O essencial é manter uma largura de passagem útil suficientemente larga. Além disso, deverá determinar o sentido de abertura (para a esquerda ou direita) de acordo com o espaço disponível. O local dos interruptores também deve ser tido em conta, especialmente na renovação.

O vidro

Terá a escolha entre uma porta sólida, uma porta de vidro ou uma porta semi-vidrada. O vidro permite deixar passar a luz para o seu interior e decora a sua porta. Pode ser transparente, fosco ou fumado para conservar a sua privacidade. Siga este link para descobrir toda a diversidade das portas de entrada de vidro!

No entanto, tenha em mente que este é um ponto fraco para a segurança e o isolamento. Por consequência, certifique-se que cumpre as normas e a boa isolação da sua porta em vidro.

O estilo

O estilo é muitas vezes o critério decisivo para escolher a sua porta de entrada! De facto, a porta marca a identidade da casa. Em madeira moldada, denota uma inclinação clássica, enquanto que traz um toque de modernidade quando adota linhas limpas. Aqueles que gostam de combinar tudo podem optar por cores semelhantes às outras madeiras, mas também é possível jogar com o contraste!

As cores incontornáveis são o branco e o cinzento. Mas não se preocupe: a cor não é a única forma de adicionar energia ao seu interior. Cabe-lhe a si brincar com os vidros e com os acabamentos para escolher a porta de entrada ideal, aquela que se irá adequar à sua fachada e aos seus gostos.

A segurança

As normas de segurança

No que diz respeito às fechaduras, deverá saber que a certificação NF é obrigatória. A partir daí, terá de recorrer à norma A2P para conhecer o nível de segurança. Há três deles:

  •  A2P1: Assegura a resistência a assaltos durante 5 minutos no mínimo;
  •  A2P2: Assegura a resistência a assaltos durante 10 minutos no mínimo;
  •  A2P3: Assegura a resistência a assaltos durante 15 minutos no mínimo.

O tipo de fechadura

A fechadura de chave é o tipo de fechadura mais clássica. Para mais segurança, escolha uma fechadura automática: uma única volta à chave permite-lhe bloquear todo o sistema. A porta fecha-se sozinha quando é batida, e abre-se sem chave por dentro. Em alternativa, existem fechaduras de elevação. Para as fechar, é preciso levantar a pega enquanto se roda a chave. Por fim, a fechadura multiponto com ganchos é o que deve ter em termos de segurança. Os pontos de fecho estão espalhados por toda a porta, e uma chave pode trancá-los a todos.

Os acessórios

Existem vários acessórios para melhorar a segurança da sua porta de entrada:

  •  O olho mágico;
  •  O trinco de porta ou corrente de segurança;
  •  O protetor de dobradiças;
  •  Os ângulos anti-intrusão;
  •  A barra de bloqueio.

A isolação

A isolação térmica

É claro que a porta de entrada não deve deixar passar o frio ou o calor. Por consequência, é importante prestar atenção ao seu isolamento térmico! Isto é definido por uma carta, com base na classe de energia. Assim, A representa um excelente desempenho térmico e F um desempenho térmico muito fraco.

A isolação sonora e acústica

A insonorização e o isolamento acústico também devem ser tidos em conta. Alguns materiais, tais como a madeira, filtrarão naturalmente o ruído. Para outros, será necessário acrescentar painéis isolantes. Tenha especial cuidado com as portas de vidro. Escolha vidro duplo ou triplo!

A impermeabilização

As portas de entrada devem ser à prova de intempéries. Falamos de impermeabilidade ao ar, água e vento, expressa pelas letras AEV:

  •  A é abrangido entre 1 (=normal) e 4 (=excecional);
  •  E é abrangido entre 1 e 3;
  •  V é abrangido entre 1 e 3.

Em regiões ventosas e chuvosas, é melhor instalar a porta em juntas periféricas, ou mesmo juntas duplas, e incluir uma soleira. Já deve ter percebido: para escolher a porta de entrada ideal, deve ter em conta vários critérios. Sem mais demoras, descubra os nossos modelos de portas de entrada de alta performance e estéticas no catálogo da Preço Imbatível!

Share this content

Add a comment