Como se Esconder dos Vizinhos: 5 Soluções Infalíveis

- Categories : Vedação e separação

Conseguiu finalmente criar o jardim, terraço ou varanda dos seus sonhos... O único problema é que lhe falta privacidade e gostaria de se proteger dos olhares indiscretos. Neste artigo, descubra como resolver este problema. Aqui estão 5 soluções para se esconder dos vizinhos!

1. A vedação

A vedação é a solução incontornável para se esconder dos vizinhos. Permite-lhe delimitar o seu jardim, mas também protegê-lo e valorizá-lo.

Existem vários tipos de vedação:

  • Vedação de rede: muito económica e fácil de instalar, deve ser complementada por uma sebe ou uma tela de privacidade;
  • Vedação de madeira: natural e estética, requer uma manutenção específica (tingimento, impermeabilização, etc.);
  • Vedação em PVC: leve e fácil de manter, é, no entanto, sensível aos raios UV e poluente;
  • Vedação metálica (aço, ferro forjado, etc.): elegante, mas cara, pesada e difícil de manter;
  • Vedação em alumínio: leve, design, resistente ao tempo e às condições atmosféricas, tem muitas vantagens. Pode também tratar-se de uma vedação em alumínio para privacidade bem como uma vedação em alumínio semi-preenchida.

E no que diz respeito à legislação? Isto depende das características da sua vedação e dos regulamentos urbanísticos da sua cidade. Antes de cada trabalho, contacte cada município para se informar sobre os regulamentos. Estes podem dizer respeito a limites de altura ou distâncias dos vizinhos. Em qualquer caso, se a sua vedação não exceder dois metros de altura, não necessitará nem de uma licença de construção nem de uma declaração prévia de obras.

2. O painel

O painel é uma solução menos radical que a vedação para se esconder dos vizinhos. Permite-lhe proteger zonas chave do seu exterior e estruturar o espaço. Alguns painéis bem colocados podem acomodar um espaço de jardim ou uma zona de piscina.

O painel ocultante

O painel ocultante não deixa passar nenhum olhar. Tal como a vedação, está disponível numa grande variedade de materiais: madeira (paliçada), compósito, aço, alumínio, e muito mais. Mas também permite uma grande variedade de estilos! Utilize-o para dar um toque natural ou gráfico ao seu exterior.

O painel semi-preenchido

Poderá encontrar igualmente painéis semi-preenchidos no mercado. Claustra, moucharabieh, lâminas inclináveis... Podem ser simplesmente decorativas, ou proteger dos olhares curiosos enquanto deixam passar a luz! Um trunfo formidável para decorar e estruturar o seu exterior.

3. A cerca

As cercas permitem-lhe proteger o seu jardim, o seu terraço ou a sua varanda. Geralmente, são comprados em rolos e são fixados a uma vedação ou grelha. No entanto, alguns tipos de cerca são montados independentemente nos postes. Seja como for, é uma forma simples e barata de se esconder dos vizinhos.

Aqui estão os principais tipos de cercas:

  • Caniço natural: feitas de caniço ou vime;
  • Caniço sintético: geralmente feitas de PVC verde ou cinzento, podem também tomar a forma de canas ou sebes sintéticas;
  • Urze ou urze de coco: natural e exótica;
  • Tela de tecido: barato, mas não muito estético.

4. Como se esconder dos vizinhos graças às plantas

As plantas continuam a ser a solução mais elegante e natural para se esconder dos vizinhos e transformar o seu espaço exterior num verdadeiro casulo! No entanto, terá de ser paciente: pode demorar vários anos a instalar uma planta.

A sebe vegetal

A sebe vegetal permite-lhe separar eficazmente o seu jardim. Escolher plantas compactas, tais como madressilva, teixo, cedro ou zimbro. Não hesite em multiplicar as espécies para tornar a sua sebe mais densa e vê-la evoluir com as estações e a floração. Por outro lado, uma sebe vegetal requer manutenção regular, que pode ser confiada a um profissional. Aqueles que estão mais hesitantes podem recorrer a uma sebe artificial, mas obviamente o resultado não é o mesmo!

O muro vegetal

À procura de uma solução mais rápida? A parede vegetal é muito mais simples de se instalar. Muito na moda, requer muito pouca manutenção. Uma boa alternativa para vestir uma divisória e trazer um toque natural e quente ao seu terraço!

As plantas trepadeiras

Finalmente, pode confiar nas plantas trepadeiras para lhe dar privacidade. Virginia creeper, wisteria, flor da paixão, jasmim... Enroscadas contra uma vedação ou uma pérgola, trazem sombra, cores e aromas ao seu espaço. Ideal para decorar o seu espaço para refeições no jardim!

5. As velas

Como se esconder dos seus vizinhos sem ter de fazer muito trabalho? Descubra os poderes das velas, uma opção chique que é muito fácil de instalar.

As velas de sombra

Ideal para o proteger também de uma frente em altura como do sol, as velas de sombra são económicas e fáceis de instalar. E ainda assim, oferecem um aspeto muito sofisticado! Encontrará modelos triangulares, quadrados, retangulares e até hexagonais. As diferentes tonalidades e níveis de transparência permitem brincar com a luz. No mercado, encontrará tanto modelos impermeáveis que o abrigam da chuva, como modelos semi-preenchidos que ventilam o seu espaço.

Cortinas exteriores

As cortinas exteriores podem ser penduradas numa pérgola, num alpendre ou num gazebo. Tal como as velas de sombra, elas permitem brincar com a luz para criar um caleidoscópio de formas e cores. As cortinas irão protegê-lo do sol, vento e chuva. Mas também podem ser usadas simplesmente para definir um espaço: lounge de jardim, uma zona de casulo perto da piscina, uma zona de comer, etc.. Certifique-se de que escolhe modelos adaptados às condições do exterior.

Como se esconder dos vizinhos de uma forma otimizada?

Já conhece as diferentes soluções disponíveis para se esconder dos vizinhos... Mas como escolher?

A primeira coisa a fazer é definir precisamente os seus desejos e necessidades:

  • Esconder-se dos vizinhos para proteger a sua privacidade;
  • Vestir e decorar o seu jardim;
  • Estruturar o seu espaço;
  • Proteger-se do sol, da chuva e do vento;
  • Segurança do seu jardim e da sua casa.

Se procura uma solução que reúna todos os critérios, nós aconselhamos investir numa vedação, especialmente uma vedação em alumínio. Afinal de contas, um jardim totalmente vedado oferece muitas vantagens:

  • Aumenta o valor da sua casa;
  • Desencoraja os assaltantes;
  • Protege as crianças e os animais.

Para além disso, as vedações podem ser montadas num muro baixo para otimizar as suas qualidades de ocultação e estéticas.

Por fim, não hesite em combinar diferentes soluções para desenhar o seu espaço exterior!

Share this content

Add a comment