Pérgola ou Abrigo de Viatura: O que Escolher para o seu Jardim?

- Categories : Abrigo exterior

Está a procurar otimizar o seu espaço exterior e hesita entre uma Pérgola ou um Abrigo de Viatura? Neste artigo, encontrará todas as informações necessárias para escolher sem se enganar: a diferença entre uma Pérgola e um Abrigo de Viatura, as vantagens de cada estrutura, conselhos para escolher e uma seleção de produtos.

Pérgola ou Abrigo de Viatura: Qual é a diferença?

Para saber o que escolher, entre uma Pérgola ou um Abrigo de Viatura, comecemos por analisar as definições.

Pérgola: Pequena construção de jardim, frequentemente utilizada para apoiar plantas trepadeiras.

Abrigo de Viatura: Abrigo de Viatura coberto, localizado perto de uma casa e aberto nas laterais.

É fácil ver que uma Pérgola e um Abrigo de Viatura não são a mesma coisa! Por um lado, a Pérgola serve de espaço de relaxamento. Com uma mesa, mobiliário de jardim ou algumas espreguiçadeiras, oferece proteção contra o sol e o mau tempo. Pode cultivar plantas trepadeiras na sua estrutura: hera, kiwi, wisteria, madressilva, videira, jasmim... Proporcionam uma bela tonalidade, mas também podem difundir aromas encantadores e até oferecer frutos!

Por outro lado, o Abrigo de Viatura permite proteger um veículo contra as condições climatéricas. Ao contrário de uma garagem, está aberta para o exterior. Por consequência, não pode proteger contra assaltantes nem olhares curiosos. Por outro lado, oferece um espaço ventilado e não requer a instalação de aquecimento, portas, janelas, iluminação... Em suma, a garagem é muito mais económica! Além disso, pode ser utilizado para armazenar ferramentas de jardim ou para criar um espaço de lazer.

Foco na Pérgola

As vantagens da Pérgola

Porquê instalar uma Pérgola no seu jardim? Aqui estão as vantagens de uma Pérgola:

  • Protege contra os raios UV e do mau tempo;
  • Decora e estrutura o jardim, otimiza o espaço;
  • Permite desfrutar do ar livre independentemente do tempo: churrasco, área de jogos para crianças, canto de leitura, lounge de jardim, área de relaxamento perto da piscina, etc.;
  • Pode ser utilizado como suporte para plantas trepadeiras, trazendo encanto e frescura ao seu espaço exterior;
  • Aumenta o valor do imóvel;
  • Personaliza-se facilmente: plantas, estores, cortinas, etc.;
  • Fácil de instalar e manter.

Como escolher uma Pérgola?

Os materiais

As Pérgolas são frequentemente feitas de madeira. Devem então ser feitos de espécies de madeira à prova de podridão (larício, acácia, carvalho ou madeiras exóticas como o ipê ou o cumaru), ou ser tratados com um autoclave. Se não for este o caso, a Pérgola de madeira terá de ser mantida regularmente com um verniz ou tinta adequada.

As Pérgolas de ferro forjado também podem ser encontradas em jardins tradicionais. São muito elegantes e acrescentam um toque de romance, mas requerem uma manutenção regular! Caso contrário, estas estruturas pesadas correm o risco de enferrujar. Se procura um design moderno, pode recorrer a uma Pérgola de aço. No entanto, precisará de um tratamento anti-ferrugem...

No fundo, a Pérgola de alumínio é a mais fácil de lidar. Oferece linhas elegantes e puras, e integra-se com todos os estilos exteriores. Muito resistente, não requer manutenção. Resumindo, embora seja mais caro de comprar, representa um investimento muito bom!

A estrutura

Pode escolher entre uma Pérgola encostada à sua casa ou uma Pérgola autoportante. Quanto ao telhado, pode ser:

  • Um telhado fixo: em telhas, policarbonato, lâminas de alumínio;
  • Um telhado enrolável ou retráctil;
  • Lâminas ajustáveis para regular a sombra e a ventilação. Falamos da Pérgola Bioclimática.

Foco no Abrigo de Viatura

As vantagens do Abrigo de Viatura

Instalar um Abrigo de Viatura no seu jardim oferece-lhe numerosas vantagens:

  • Permite o estacionamento de um ou dois veículos, mas também pode ser utilizado como espaço de convívio ou área de armazenamento;
  • Serve de Abrigo de Viatura contra o sol, chuva, vento, vegetação, etc., evitando ao mesmo tempo a humidade e a condensação, ou seja, o bolor no interior e a ferrugem na carroçaria;
  • Oferece um espaço aberto, permitindo assim sair facilmente do carro;
  • Económico;
  • Fácil de instalar;
  • Fácil de obter a permissão de planeamento e permissão de construção;
  • Robusto e fácil de manter, especialmente para o Abrigo de Viatura em alumínio;
  • Representa uma verdadeira mais-valia para o terreno.

Como escolher um Abrigo de Viatura?

Os materiais

Como para a Pérgola, o Abrigo de Viatura pode ser construído em madeira. É frequentemente feito de madeira macia, tal como o abeto Douglas ou o abeto-Falso. Algumas espécies devem ser tratadas em autoclave ou com um tratamento a altas temperaturas.

Encontrará igualmente Abrigos de Viatura em aço galvanizado, um material que contém propriedades anticorrosivas. No entanto, a solução mais resistente e duradoura continua a ser o Abrigo de Viatura em alumínio. Este é inalterável e não requer manutenção... O que não impede de oferecer formas contemporâneas e modernas!

A estrutura

Encontrará Abrigos de Viatura de encostar, que têm um telhado plano ou de uma água, ou Abrigos de Viatura autoportantes, que têm um telhado plano ou de duas águas. O telhado é feito de madeira, telha, policarbonato ou aço.

Por fim, os Abrigos de Viatura incluem geralmente um ou dois lugares de estacionamento.

Pérgola ou Abrigo de Viatura: A secção Preço Imbatível

Uma Pérgola Bioclimática à medida

Está à procura da Pérgola ideal? Esta Pérgola Bioclimática feita à medida vai caber em qualquer espaço exterior! As lâminas ajustáveis e as luzes LED podem ser controladas à distância através de uma aplicação ou de um telecomando. Oferece todas as configurações possíveis: deixa passar o sol ou não, ventilar, proteger da chuva e da neve, etc..

Design de um Abrigo de Viatura de alumínio

Este magnífico Abrigo de Viatura em alumínio oferece um design contemporâneo que se adequa a qualquer jardim. Este material é muito resistente e durável e também amigo do ambiente, uma vez que é 100% reciclável! O tejadilho em policarbonato deixa entrar luz enquanto protege os seus veículos dos raios UV.

Bónus: Um Abrigo de Viatura em alumínio com Abrigo de Jardim integrado

Procura uma solução dois-em-um? Descubra este Abrigo de Viatura em alumínio com um Abrigo de Jardim integrado ! É uma estrutura polivalente, que lhe permitirá otimizar o espaço da sua área exterior. Como pode ver, deve escolher uma Pérgola ou um Abrigo de Viatura de acordo com o uso que deseja fazer no seu jardim: espaço de relaxamento ou Abrigo de Viatura. No entanto, cada um tem vantagens específicas e pode ser adaptada. O essencial é instalar uma estrutura que vá ao encontro dos seus gostos e necessidades!

Share this content

Add a comment