Saber tudo sobre os diferentes tipos de instalação de janelas de correr

- Categories : Janelas e divisórias

Está a renovar a sua casa ou estabelecimento comercial? Está a planear substituir as suas janelas existentes por um tipo de janela deslizante? Naturalmente, pretende informar-se sobre os diferentes tipos de instalação de janelas. Antes de mais, é importante saber que o tipo de instalação de janelas depende em grande parte da configuração de renovação existente. Depende também do sistema de construção e do trabalho que se está a planear. Note que se mudar de janela, esta pode ser uma boa oportunidade para isolar a sua casa ou instalações.

A janela pode ser instalada utilizando 4 técnicas: montagem fora de vãos, encaixe, entre vãos e renovação. Além disso, as diferentes técnicas que se seguem podem ser adaptadas a vários tipos de caixilharia: PVC, alumínio ou madeira. Se não souber qual a instalação a utilizar em sua casa, contacte um profissional que o poderá aconselhar.

Os tipos de janelas

Como indicado anteriormente, é possível encontrar vários tipos de janelas em PVC, em madeira ou ainda em alumínio. Antes de darmos uma descrição detalhada das diversas instalações de janelas de correr, aqui está uma breve descrição dos tipos de janelas.

Em PVC 

Em primeiro lugar, as janelas em PVC são chamadas janelas clássicas, que são muito comuns. São também fáceis de manter e estão disponíveis em muitas cores. A popularidade deste tipo de janelas deve-se ao facto de serem resistentes e fornecerem um bom isolamento. Contudo, é importante ter em conta a zona do alojamento, uma vez que a instalação deste tipo de janela pode ser recusada, especialmente em zonas protegidas. É preferível tomar previamente medidas administrativas para assegurar que a instalação seja autorizada.

Em madeira

Em segundo lugar, pode encontrar janelas de madeira, especialmente em casas de baixo consumo energético. Esta é uma alternativa muito popular, mas requer uma certa quantidade de manutenção. De facto, as janelas deste tipo requerem uma revisão a cada 6 a 8 anos. No entanto, ainda têm vantagens porque proporcionam um bom isolamento e são amigos do ambiente.

Em alumínio

Em terceiro lugar, existem as janelas de alumínio que são particularmente adequadas para grandes aberturas. É um material recomendado para janelas grandes e também para janelas de correr. O alumínio traz mais luz às instalações domésticas ou comerciais, uma vez que fornece molduras muito finas. Além disso, permite que a superfície de vidro seja maximizada. As janelas de alumínio podem ser declinadas em várias cores diferentes para se adaptarem aos gostos de cada um. Por fim, têm o mérito de serem particularmente estéticas e requerem muito pouca manutenção. Agora que conhece os diferentes tipos de janelas no mercado, aqui estão as dicas para instalar uma janela de correr.

Instalação de uma janela de correr fora de vãos

Para começar, é importante saber que em novas construções os profissionais utilizam com mais frequência instalações fora de vãos. No entanto, também é possível aplicar este tipo de instalação na renovação. Naturalmente, isto é possível se a alvenaria for exposta e se estiver planeado um sistema de isolamento. É de notar que a instalação fora de vãos envolve a instalação de um sistema de revestimento isolante. Além disso, este tipo de instalação está particularmente adaptado aos materiais de alumínio, madeira ou PVC para janelas.

Para além disso, a carpintaria é fixada com esquadros ou suportes diretamente na parede interior. A parte fixa que transporta a parte móvel (também chamada de estrutura) também repousa sobre a saliência interna da parede, que também serve de suporte. Se a espessura da janela exceder a do isolamento, deve ser aplicado um revestimento adicional. Isto deve ser aplicado à moldura da janela. No exterior, deve ser feita uma vedação entre os caixilhos das janelas e a parede.

Instalação de encaixe

A instalação de encaixe é adequada tanto para edifícios novos como para renovações, especialmente para janelas sem isolamento interior. Além disso, a instalação de encaixe consiste em encaixar a janela diretamente na moldura; mais precisamente, na parte inferior do encaixe. A situação ideal para este tipo de instalação é ter paredes bastante grossas. As janelas em madeira, alumínio e PVC também podem ser instaladas desta forma. Se estiver a planear comprar uma janela de correr ou não, lembre-se de fazer medições exatas da profundidade e largura do encaixe.

É de notar que para instalações de renovação, a antiga moldura da janela e as suas fixações devem ser removidas. Depois disto, um entalhe permanecerá ao longo de todo o comprimento da aresta, que receberá a calha inferior da moldura. O isolamento de uma janela instalada em encaixe, é assegurada por uma junta de silicone na parte inferior, no topo e nos lados do painel. O silicone garante a estanquicidade da janela ao bloquear a infiltração de água e ar.

A instalação da janela de correr entre vãos

Para começar, a instalação de janelas de correr entre vãos pode ser realizada tanto em renovação como em novas construções. No entanto, é de notar que este tipo de instalação é particularmente adequado para paredes espessas. Por exemplo, as paredes de pedra são perfeitamente adequadas, ou mesmo casas de madeira; a instalação é feita diretamente na espessura da parede. A moldura da janela é posicionada no interior e raramente no exterior.

Em caso de renovação, as lacunas podem ser preenchidas por travessas nas partes superiores ou alargadores; esta técnica deve ser realizada se as dimensões da carpintaria forem largamente inferiores às do painel. No entanto, é importante lembrar que este tipo de instalação não irá fornecer uma boa vedação, ao contrário dos outros tipos. Note-se que a instalação entre vãos é raramente utilizada hoje em dia; de facto, tem sido substituída ao longo dos anos pela instalação de superfície.

Instalação da janela de correr em renovação

Encontramos a instalação de janelas em renovação que podem ser parciais ou totais. No caso de renovação parcial, esta é realizada principalmente na estrutura antiga. Além disso, apenas as peças que abrem e a calha inferior da janela são removidas. O objetivo é instalar a(s) nova(s) janela(s) diretamente sobre a moldura das antigas. No entanto, é necessário assegurar que a moldura esteja em bom estado e estável. Esta é a solução menos dispendiosa (sem trabalho de alvenaria), a mais rápida e não causa demasiados danos.

Por outro lado, a renovação total envolve a remoção completa da antiga carpintaria. Na realidade, todos os elementos da janela são alterados. Este tipo de instalação aumenta o desempenho energético da janela.

Finalmente, aqui estão algumas dicas adicionais para a instalação de janelas:

  • Instalar a caixilharia em conformidade com o documento de referência DTU 36.1; daí o interesse em recorrer a um profissional!
  • Prestar especial atenção à compressão das faixas e aos ajustamentos da folga das folhas.
  • Ter cuidado para não abrir a janela durante o processo de instalação. Manter as cunhas de abertura no lugar e removê-las apenas após o acabamento e instalação.

Share this content

Add a comment