Trazer Luz para a Casa: Tudo o que Precisa de Saber

- Categories : Janelas e divisórias

É difícil de imaginar uma casa bonita com má iluminação... Mesmo os interiores mais básicos são transformados por luz controlada. Mas como se doma a luz? Podemos remediar uma sala que é demasiado escura? Quais são os erros a evitar? Neste artigo, encontrará todas as soluções para convidar os raios solares para a sua casa, para o iluminar eficientemente e para otimizar a sensação de luz.

Está pronto? Aqui está como trazer luz para a sua casa!

Trazer luz para o trabalho

As janelas

Algo melhor do que a luz natural para iluminar a sua casa? Se tiver oportunidade de realizar trabalhos, seja em renovação ou nova construção, então deve concentrar-se nas janelas.

Em primeiro lugar, pensamos claramente nas janelas. Quanto maiores e mais numerosas forem as janelas, mais luz deixará entrar em sua casa. Certas características arquitetónicas, tais como o jogo de interiores, permitem que mais luz seja refletida.

Mas há outros pontos a considerar, tais como a orientação cardinal das janelas:

  • Orientação Sul: elevada luminosidade;
  • Orientação Norte: níveis de luz mais baixos, mas também mais estáveis;
  • Orientação Este: luz mais forte pela manhã;
  • Orientação Oeste: luz mais forte durante a tarde.

Existem também soluções mais radicais! Por exemplo, uma janela para iluminar uma sala de estar ou uma sala de jantar. Da mesma maneira, transformar um vestíbulo numa varanda pode trazer muita luz para a sua casa. Por fim, portas transparentes, como esta porta janela de correr, servem um duplo propósito ao deixar passar os raios solares.

As grandes obras

Para além das janelas, é preciso pensar na organização e estrutura das divisões. Partir uma parede é uma grande ideia para dar ao seu interior uma sensação de luz e de espaço - a menos que toque nas paredes que servem de suporte, neste caso o seu interior corre o risco de levar um impacto... Todas as configurações são possíveis: estúdio, cozinha americana, casa de banho que se abre para o quarto, etc..

Se quiser manter a estrutura do seu espaço ou a privacidade da sala, pode também limitar-se a aberturas parciais. Podem ligar a cozinha e a sala de jantar, a escada e a sala de estar, o quarto e a casa de banho... e ainda dar ao seu interior algum carácter! Não hesite em jogar com as formas: por exemplo, uma janela redonda pode trazer um toque muito trendy dos anos setenta. As divisórias de vidro e as claustras permitem a entrada de mais luz numa sala, ao mesmo tempo que fornecem um espaço único. Desde a divisória em aço tipo atelier à claustra geométrica em madeira... adaptam-se a todos os estilos de interiores.

Os revestimentos

A escolha de revestimentos de pavimentos e paredes pode fazer uma verdadeira diferença em termos de luminosidade. Esqueça a carpete e as marchetarias sombrias... vire-se para materiais que reflitam a luz. Azulejos brilhantes são uma ótima forma de dar a uma sala uma sensação de espaço e luz. O betão, ideal para interiores contemporâneos, deve ser encerado e limpo. Se preferir o parquet, escolha madeira lisa e encerada.

As cores também devem ser escolhidas com cuidado. É claro que uma parede branca é um must para trazer luz! Além disso, é adequado para todos os tipos de mobiliário e decorações. Mas se tiver absolutamente de acrescentar cor ao seu interior, vire-se para tons quentes. Por exemplo, uma parede de mostarda ou de terracota abrilhantará o espaço, ao mesmo tempo que acrescenta um toque da moda.

Traga luz depois das obras

Dê lugar ao minimalismo

Aqui, há apenas uma palavra de ordem: limpar para trazer luz para dentro de casa! Para além de nos livrarmos do desnecessário, favorecemos o design e o mobiliário desordenado e a decoração minimalista.

No entanto, para alguns, a decoração rima com acumulação! Os amantes de quinquilharias e mobiliário maciço terão de sacrificar um pouco de luz, mas existem soluções. Mova os espaços habitáveis (sofá, mesa de jantar, etc.) para mais perto das janelas e mova o seu grande armário normando para um canto mais escuro. Além disso, evite a desordem do espaço à volta das janelas para permitir que o sol brilhe para dentro da sala.

As cores e os materiais

Podemos, portanto, trazer luz jogando com volumes... mas também é possível jogando com cores e materiais! Como vimos acima, devemos favorecer tudo o que reflita a luz. Evitamos, portanto, cores escuras e frias, e passamos a cores vivas, por outras palavras, cores claras e quentes.

Em termos de materiais, preferimos tudo o que é liso e brilhante. Não hesite em acumular detalhes refletores em metal ou vidro. Com pequenos toques, eles trarão uma verdadeira sensação de luminosidade ao seu interior. No que diz respeito ao mobiliário, aproveitamos a tendência do Plexiglas: a transparência é um grande trunfo para trazer luz para uma sala! Na mesma linha, preferiremos uma cortina em véu claro em vez de em tecido opaco.

Para terminar, pode confiar no poder refletor dos espelhos! Coloque-os de frente para as janelas e não hesite em instalar vários. É uma solução formidável para trazer luz e uma sensação de espaço.

Os candeeiros

Os candeeiros irão obviamente melhorar o brilho da sua casa, mas ainda precisa de saber como utilizá-los! De facto, uma iluminação demasiado dura pode esmagar os volumes e escurecer o espaço.

Então como o faz? Em primeiro lugar, acumulamos o máximo possível para evitar o efeito spot.

Para o fazer, instalamos:

  • Uma fonte de luz direta no meio da divisão: luz de teto, luz de suspensão, lustre, etc.;
  • Várias fontes de luz indireta em toda a divisão: candeeiro de chão, candeeiro de parede, candeeiro de secretária, grinalda, etc..

Para além de proporcionar uma luz mais homogénea e natural, esta acumulação permitirá modular a iluminação de acordo com a luminosidade natural. Desta forma, a divisão permanece bem iluminada em qualquer altura do dia!

Em termos de cor, as lâmpadas com temperaturas neutras são preferidas nas áreas habitáveis. Lembrando:

  • 2 500 a 3 500 kelvins: luz quente;
  • 3 500 a 5 500 kelvins: luz neutra;
  • 5 500 a 8 000 kelvins: luz fria.

Poder-se-ia ser tentado a escolher temperaturas próximas da luz do dia (cerca de 6 500 kelvins). Não caia nesta armadilha! Demasiado frio, uma luz irá enfraquecer o seu interior.

Como pode ver, não há falta de soluções para trazer luz para a sua casa. Tenha em mente que se a luz que penetra no seu interior tiver cachet, sublimará sempre o seu espaço... Mesmo a escuridão pode ser domada com uma boa técnica!

Está à procura de soluções concretas para a sua casa? Descubra o catálogo da Preço Imbatível: persianas, portas de vidro, portas de correr, pérgolas... Equipamento de qualidade ao melhor preço!

Share this content

Add a comment