Tudo o que precisa de saber sobre vedações e lâminas de vedação

- Categories : Vedação e separação

Está a planear instalar brevemente uma vedação no seu jardim? Para além do facto da vedação ajudar a delimitar o seu terreno, é um elemento importante num sistema de segurança da propriedade. Ajuda a reforçar a proteção da propriedade contra possíveis assaltos. Além disso, é também uma boa maneira de desfrutar plenamente do exterior da sua casa. De facto, a instalação de uma vedação permite, entre outras coisas, beneficiar de um momento de relaxamento no seu jardim, ao mesmo tempo que é protegido dos olhares indiscretos. Também garante a privacidade de vizinhos ou pessoas na rua. Para fazer a sua escolha, comece a pesquisar na Internet para se informar sobre vários tópicos: a lâmina da vedação, o tipo de vedação e escolher os elementos a ter em conta.

Qualquer que seja a razão para querer instalar uma vedação, precisa de ser aconselhado. Perante a multiplicidade de produtos na Internet, não é fácil encontrar o seu caminho. Especialmente porque não existe apenas um tipo de vedação, mas sim vários. Qual é o modelo mais adequado às suas necessidades? Prefere o aspeto estético ou o aspeto de segurança? Estas são apenas algumas das perguntas para as quais encontrará respostas neste guia completo de vedações e lâminas de vedação.

Os diferentes tipos de vedação

Quando estiver perfeitamente consciente da utilidade da sua vedação, poderá explorar todas as soluções possíveis; especialmente em termos de tipologia. De facto, a orientação da escolha do tipo de vedação varia de acordo com a sua função. Poderá ser para delimitar o seu terreno, para evitar intrusões ou para colocar uma barreira para um animal de estimação. Cabe-lhe a si ver o que corresponde melhor às suas necessidades.

A vedação tradicional: Como o nome indica, este é um modelo clássico que pode ser feito de vários materiais. Além disso, a particularidade deste tipo de vedação é que tem a vantagem de ser declinado de várias formas. Isto permite-lhe ir longe em termos de design e estética, muito resistente e requer manutenção de acordo com o material que é feito.

A vedação em rede: Note que, neste caso, a vedação pode ser feita de rede de arame flexível ou rígida. É também a solução menos dispendiosa e mais rápida. Contudo, este tipo de vedação não satisfaz os critérios estéticos e é muito menos resistente ao impacto. Além disso, as vedações em rede não garantem um sentimento de privacidade; daí o facto de algumas pessoas acrescentarem sebes como complemento.

A vedação betonada: Muito resistente, a vedação de betão requer a intervenção de um profissional para construir o muro. É uma das soluções mais caras e não é fácil de instalar. No entanto, tem a vantagem de proteger contra intrusos e evitar o frente-a-frente.

A vedação vegetal: Para aqueles que prestam atenção ao aspeto ecológico, trata-se de uma cerca 100% natural. Esteticamente, permite-lhe delimitar um terreno e evitar o frente-a-frente. No entanto, não garante a proteção dos seus bens contra possíveis intrusos. Além disso, é uma solução que pode ser cara a longo prazo, porque requer manutenção regular. Se tiver animais de estimação, isso não impede a sua fuga.

Os diferentes materiais utilizados para uma lâmina de vedação

Como mencionado anteriormente, não existe um tipo único de vedação e podem ser feitas de diferentes materiais. De facto, um dos primeiros critérios que determinará a sua escolha será o material da vedação e a lâmina de vedação. De facto, é o material utilizado que irá estar na origem do custo da vedação, a solidez e a sua estética.

O alumínio: Se deseja proteger um jardim que dá para a rua, então a vedação em alumínio é o ideal. De facto, é um excelente meio para se proteger contra intrusões. Muito estético, este material contribui para embelezar o seu exterior. Além disso, pode-se declinar para várias formas e estilos; nomeadamente um estilo clássico ou contemporâneo. Contrariamente a outros materiais, o alumínio beneficia de uma longa duração de vida e não se enferruja. Por fim, este material resiste a condições climáticas fortes e é reciclável.

O ferro: Resistente, este material ajuda igualmente a proteger o seu jardim contra o ambiente exterior (intrusões). É um material que beneficia de uma longa vida útil, mas requer bastante manutenção. De facto, com o tempo e com o clima, o ferro pode enferrujar-se; o que pode impactar na estética da sua vedação e da sua função primária. Note que, na maioria dos casos, o ferro não impede os olhares curiosos.

A madeira: É um material que tem o mérito de dar um aspeto natural à sua vedação garantindo ao mesmo tempo uma boa resistência. Além disso, este material permite proteger o seu jardim de olhares curiosos e intrusos. Atenção, esta é uma solução cara, porque os painéis em madeira devem ser tratados para que possam resistir aos ataques dos insetos. Os parasitas podem degradar a qualidade da madeira e assim danificar a sua vedação.

Quais são os critérios a ter em conta para a lâmina de vedação?

Uma vez que escolheu o material da sua vedação, resta apenas escolher o tipo de lâmina de vedação. Note que existem dois tipos principais que têm vantagens diferentes. Tem, entre outros, lâminas completas que são principalmente feitas de painéis ou tábuas.

Por outro lado, é possível encontrar lâminas persianas que satisfazem uma necessidade estética. A vedação permite a passagem do vento e oferece uma bela vista dos arredores. A escolha da lâmina da vedação depende das suas necessidades e dos seus objetivos. Quais são agora as diferenças exatas entre os dois tipos de lâminas de vedação?

As lâminas de vedação em persiana

As lâminas em persiana garantem uma boa luminosidade no seu jardim ou na sua piscina, pois permitem que a luz se difunda através da vedação. Têm a vantagem de serem muito estéticas e são preferíveis em jardins que são bastante pequenos ou carentes de luz.

Como indicado anteriormente, é um tipo de lâmina de vedação que deixa passar o vento; o que garante uma boa frescura na época de verão. Desta forma, em caso de rajadas de vento devido ao mau tempo, a estrutura sólida não será danificada.

As lâminas de vedação preenchidas

As lâminas preenchidas garantem uma intimidade total e uma melhor segurança do seu jardim e do seu bem. De facto, este tipo de lâmina de vedação ajuda a evitar assaltos ou intrusões, uma vez que os assaltantes não poderão espreitar para o interior. Além disso, se tiver animais de companhia não haverá qualquer risco de fuga.

Para além dos seus animais de estimação, as lâminas também impedirão a entrada de animais selvagens no seu jardim. De certa forma, é uma barreira protetora eficaz para a sua casa.

 

Share this content

Add a comment