As Vantagens do Portão em Alumínio

- Categories : Portão

Ouve-se dizer frequentemente que para obter o melhor para o seu portão, deve-se recorrer à madeira ou ao aço. No entanto, o alumínio também tem muitas vantagens, desde uma melhor relação força/peso até ao desenho contemporâneo que o material permite. É fácil de se montar e utilizar diariamente, oferece também muitas garantias a longo prazo. Pronto para conhecer tudo sobre as vantagens do portão em alumínio batente ou de correr?

 

Portão em alumínio batente; crédito fotográfico: Sze Yin Chan - Unsplash

 

Portão em alumínio: vantagens do material

 

Quer opte por um portão em alumínio batente ou de correr, poderá tirar partido dos vários pontos fortes deste metal largamente desconhecido. Daremos uma vista de olhos aos aspetos técnicos do alumínio para saber mais sobre o que ele pode contribuir para o seu portão. 

 

Leve e fácil de usar

 

O alumínio faz parte dos metais mais leves conhecidos hoje em dia, com uma densidade de 2,7. Noutras palavras, pesa 2,7 toneladas por m3, ou seja, três vezes menos do que o aço. Mais leve que a maioria dos outros materiais utilizados na serralharia, o alumínio facilita então a abertura e o fecho do portão diariamente, e também a montagem da estrutura após a receção. Graças à poupança de peso, as eventuais dificuldades no manuseamento do portão em alumínio batente ou de correr que possam ser encontradas pelas pessoas com mobilidade reduzida ou pelos idosos serão limitadas ou eliminadas. 

 

Manutenção simplificada

 

Após muitos anos de utilização, alguns materiais podem envelhecer prematuramente, mudar de cor ou mesmo oxidarem-se por causa da humidade. Este não é o caso do alumínio, que quase não oxida. De facto, uma camada de alguns milímetros de espessura cobre o exterior do seu portão de alumínio e impede-o de oxidar completamente. Esta camada, normalmente chamada de alumina, pode ser eliminada graças a uma ligeira lixadela a cada 5 anos. No que diz respeito à manutenção regular, uma simples limpeza com água limpa e uma esponja macia duas vezes por ano irá manter o metal brilhante. Não hesite em limpar o seu portão em alumínio batente ou de correr no início da Primavera e antes do Inverno.

 

Melhorar a relação resistência/peso

 

Ao contrário da crença popular de que o alumínio é muito maleável e frágil, é na realidade um metal muito forte a longo prazo. Como vimos, quase não oxida, mas as suas vantagens em termos de resistência não se ficam por aí. É efetivamente menos sólido que o aço, portanto mais flexível. Mas é precisamente esta flexibilidade do material que o impede de ser demasiado frágil quando é manuseado ou quando é sujeito a um impacto. Onde o aço se partiria, o alumínio leva o impacto deformando-se. Dotado de uma excelente relação resistência/peso, permite-lhe beneficiar de um portão para todas as condições meteorológicas e aos acidentes diários.

 

Alumínio, um material leve e resistente; crédito fotográfico: Jp Valery - Unsplash

 

Portão em alumínio batente ou de correr

 

Na PrecoImbativel.net, temos à vossa disposição dois tipos de portões em alumínio: os modelos batentes e os modelos de correr. Beneficiam das mesmas vantagens do material, eles diferem um do outro pelas suas características técnicas e as soluções que trazem para os problemas de acesso.

 

Vantagens do portão de correr

 

Concebido com uma única folha, este tipo de portão de alumínio abre e fecha-se deslizando sobre uma calha. A leveza do alumínio faz sentido com este tipo de abertura pois permite que o portão abra e feche muito mais facilmente do que com outros materiais disponíveis. Pensado para os acessos estreitos, está disponível em muitos modelos que correspondem às suas necessidades pessoais. Por exemplo, adaptam-se muito bem às entradas inclinadas para a rua. Enquanto que a abertura do portão em alumínio batente seria dificultada pela inclinação, o modelo de correr resolve este problema abrindo-se lateralmente. A vantagem final deste sistema é que é composto por vários componentes separados. Quando uma ou mais partes se partem ou avariam, podem ser substituídas sem ter de mudar todo o portão de alumínio. Este princípio pode então ser muito económico a médio prazo.

 

Portão em alumínio batente: as suas vantagens

 

Na sua conceção, o portão em alumínio batente diferencia-se claramente do sistema de correr. Enquanto este último se abre para o lado, o portão batente abre-se de maneira frontal, como uma porta. Existem duas versões, de uma ou duas folhas. Por outras palavras, pode escolher entre um portão com uma porta ou duas portas. Mais leve do que o sistema de correr, este tipo de portão em alumínio é também o mais comum. Pode ser instalado em qualquer lugar onde o solo seja plano e está também disponível em vários modelos diferentes. Uma das vantagens mais apreciadas pelos compradores deste tipo de portão, é a possibilidade de lhes montar sobre um pivô para que possam ser abertos a 180º. Isto alarga o campo de visão quando estão abertas e reduz o incómodo de ter as folhas a 90º.

 

Ir mais longe com o portão em alumínio

 

A maleabilidade deste material que é o alumínio, permite beneficiar de numerosas vantagens que afetam a recolha de medidas, a motorização dos portões e a estética do seu acesso. Veremos em conjunto estes casos especiais.

 

Produtos standard e à medida

 

Se já sabe que modelo de portão em alumínio batente ou de correr que procura, poderá encontrá-lo entre os vários modelos standard que possuímos. Concebidos sobre medidas padronizadas, estes modelos Dallas, Miami ou San Diego, correspondem às mais diversas necessidades e a todos os problemas de terreno. Com estes artigos, beneficiará de um manual de montagem assim como de um vídeo personalizado para montar o portão com toda a simplicidade e rapidez. Mas se pensa que o seu acesso é um caso especial, então pode tirar partido da nossa experiência em portões feitos à medida. Batente ou de correr, é concebido com base num modelo existente, mas nas dimensões que você precisa. Escolha a cor, o acabamento e o tipo de postes para definir a estética da sua entrada!

 

Opções interessantes: motor e personalização

 

Várias opções ou personalizações tornam particularmente interessantes os portões em alumínio batente e de correr. Podem ser integrados num conjunto estético coerente, com postes de apoio da mesma cor e design idêntico, ou mesmo ter uma caixa de correio e um número de rua a condizer com as folhas do portão. Muitos dos nossos modelos de portão em alumínio, como o Atlanta ou o Manhattan, têm uma motorização interna que lhe permite abri-los e fechá-los eletronicamente. De salientar também que os modelos à medida permitem, na maioria dos casos, adicionar uma motorização aos modelos que, no início, estão sem motorização.

 

Um portão de design elegante e contemporâneo

 

Enquanto os nossos modelos de portão em alumínio são termolacados, eles podem ter um acabamento em mate, brilhante ou envernizado para variar o estilo e combinar com o seu próprio gosto. As cores também podem ser personalizadas de acordo com as suas preferências: cinzento e preto são duas cores muito populares nos últimos anos. Estes aspetos dão ao portão de alumínio batente e de correr um design limpo, sóbrio e, portanto, contemporâneo. Fica muito bem com edifícios antigos quando as suas linhas são curvas, mas também pode ser utilizado à entrada de uma casa contemporânea graças às suas formas geométricas simples. Resumindo, o alumínio permite-lhe encontrar o portão resistente e de design dos seus sonhos!

Share this content

Add a comment