Como manter o meu portão batente em alumínio?

- Categories : Portão

Ter um portão para fechar a sua propriedade é um elemento indispensável para aumentar a segurança do seu bem. Esta é a razão pela qual instalou este dispositivo à entrada do seu bem. No entanto, já passaram vários anos desde que instalou o seu portão batente em alumínio? E mais os meses passam, mais acha que precisa de uma pequena remodelação de fachada? De notar que ao escolher o tipo de portão, várias coisas devem ser tidas em conta, incluindo a matéria. Se seguiu as recomendações do profissional, deve ter optado pela escolha mais criteriosa; nomeadamente em alumínio. De facto, sendo este material mais fácil de manter, não terá quaisquer dificuldades em tratá-lo.

Esta é uma das vantagens particulares do portão de alumínio! No entanto, para que conserve o seu brilho original e seja resistente, é necessário limpá-lo regularmente. Isto irá aumentar a sua longevidade. Embora a manutenção seja relativamente simples, ainda há medidas a serem tomadas. Se já está habituado a fazer a manutenção do seu portão batente, mas não tem a certeza dos passos a seguir, então este artigo irá guiá-lo através do processo de limpeza.

Porquê escolher um portão batente em alumínio?

Os profissionais recomendam frequentemente um portão feito com este material porque se adapta a todos os requisitos. Na verdade, é possível escolher entre vários estilos de alumínio. Também é possível criar o seu próprio estilo, uma vez que o alumínio é um material modular, que dá livre curso à sua criatividade. É por isso que os portões feitos à medida estão disponíveis para venda. Para obter um orçamento, basta contactar diretamente um perito. Ao contrário de outros materiais, o alumínio oferece uma vasta gama de cores. Assim, só terá de indicar ao profissional a pintura bem como os possíveis acabamentos que lhe convém.

Um ponto significativo que orienta a escolha do consumidor é que o alumínio não enferruja, ao contrário do ferro ou do aço. De facto, é um material robusto que resiste ao desgaste do tempo, bem como às corrosões causadas pelo mau tempo. Além disso, graças ao alumínio, o seu portão não pode deformar-se ou estar sujeito a descoloração devido a variações de temperatura. Mais ainda, o seu portão será fácil de manusear porque é muito leve e não requer muito esforço. É claro que pode esquecer qualquer esforço se tiver um sistema de motorização em funcionamento. Se prestar atenção ao impacto do seu estilo de vida sobre o ambiente, então o alumínio é a escolha certa. É mais amigo do ambiente e, como mencionado anteriormente, a manutenção não requer produtos corrosivos.

Que deteriorações podem surgir na falta de manutenção?

Embora o alumínio seja um material robusto, o facto é que, se não for devidamente mantido, podem ocorrer certas deteriorações. De facto, como todos os materiais, uma aceleração do desgaste pode ser gerada se não se cuidar dela. Por exemplo, as lacas envelhecem com o passar dos anos, o que pode levar a uma deterioração das suas propriedades decorativas. Portanto, para garantir uma boa utilização no tempo e evitar dificuldades, é melhor seguir os conselhos contidos nos pontos seguintes. O seu portão estará em boas condições e não se preocupará com uma deterioração do seu sistema de segurança.

Os diferentes tipos de agressão

Durante a sua vida útil, os revestimentos estão sujeitos a múltiplas tensões, incluindo:

  • Atmosferas salinas
  • Mau tempo
  • Chuva ácida
  • Poluição
  • Propagação de microrganismos
  • Sujidade
  • Poeira

Note-se que algumas agressões estão ligadas às condições meteorológicas e, portanto, ao ambiente. Além disso, se vive numa área altamente poluída, não deixe de seguir todos os conselhos deste artigo. Deve saber que a poluição tende a fixar e a concentrar a maioria dos elementos que são agressivos ao alumínio. Tendo em conta tudo isto, torna-se imperativo implementar ações eficazes para conseguir remover regularmente as várias sujidades.

A limpeza regular dará resultados a longo prazo e limitará os efeitos da sujidade sobre o envelhecimento da superfície. Para remover depósitos agressivos do seu portão, não só é necessário aplicar algumas técnicas, mas também utilizar os produtos certos. Agora que está ciente dos diferentes tipos de desgaste que podem ocorrer se não tiver cuidado, quais são as melhores dicas a seguir? Com que frequência deve manter e limpar o seu portão batente em alumínio? Vejamos mais de perto todos estes pontos para que possa ver mais claramente e realizar uma sessão de manutenção.

Algumas dicas simples para a limpeza do seu portão em alumínio

Se adquiriu um portão batente em alumínio feito por medida, aqui estão algumas dicas simples para ajudar a garantir a sua longevidade:

  • Evitar a acumulação de poeira, partículas de poluição e musgo na lacagem.
  • Para limpeza, é necessário utilizar água limpa ou mesmo água quente para obter um efeito brilhante e restaurar o seu aspeto original.
  • Utilizar ao máximo um detergente doce com um pH neutro entre 5 e 8 e lavar com uma esponja macia.
  • Limpar o portão com um pano macio e absorvente. Se não tiver um pano, também pode usar uma camurça para limpar corretamente o portão.

É importante lembrar que ao lavar e limpar o portão com água morna, a temperatura não deve exceder os 25ºC. Isto é especialmente importante se tiver vestígios de produtos muito agressivos na superfície, tais como cal ou salpicos de cimento. Para ser ainda mais ecológico, pode cortar o detergente com um produto que contenha vinagre branco a 9,6%. Naturalmente, é aconselhável enxaguar completamente após a limpeza.

Com que frequência deve ser limpo um portão batente em alumínio?

Antes de renovar a manutenção de um portão batente em alumínio, devem ser tidos em conta vários critérios essenciais. A frequência da limpeza depende do local de residência e, mais especificamente, do ambiente. Na realidade, existem vários tipos de áreas. Cabe-lhe a si identificar a zona onde vive, afim de tomar a melhor decisão em termos de frequência. Além disso, se não tiver a certeza, é melhor consultar um perito; sendo mais certo que lhe dê um bom conselho. É de notar que os portões em zonas rurais ou urbanizadas estão menos expostos a agressões.

Para lhe simplificar, segue a frequência por zona:

  • Rural ou urbano pouco denso: A baixa densidade também significa que não estão muito expostos às várias agressões ambientais. Assim, recomenda-se a realização de uma limpeza e manutenção por ano.
  • Sensível e altamente exposto a agressões: Estando sujeito a múltiplas agressões, a limpeza deve ser mais frequente. Por consequência, recomenda-se realizar pelo menos duas operações de limpeza e manutenção por ano.
  • Urbana e altamente exposto a agressões: Da mesma forma, a limpeza e a manutenção devem ser efetuadas pelo menos duas vezes por ano.

Share this content

Add a comment