Como proteger bem a minha piscina?

- Categorias: Vedação e separação

Tem um projeto de construção de piscina que tem estado na sua mente há vários meses? Ou está prestes a começar a trabalhar na sua piscina? Qualquer que seja a situação em que se encontra, existe uma regra relativa a piscinas privadas. Desde 1 de Janeiro de 2004, é obrigatório para todos os proprietários de piscinas privadas ao ar livre protegerem as suas piscinas. É por isso que muitos proprietários criaram um sistema de segurança que inclui, entre outras coisas, portões, barreiras, guarda-corpos de alumínio, etc..

Para além desta lei, existem também regulamentos e conselhos sobre prevenção quando se possui uma piscina. Embora seja um bem que está ligado ao relaxamento e ao lazer em geral, não está isento de riscos; especialmente para os mais jovens. Além disso, existem 4 dispositivos homologados conforme a norma francesa. Quais são e quais as suas características? Note que para cada dispositivo, estão disponíveis vários modelos para oferecer uma vasta escolha aos futuros proprietários. Um guia completo e detalhado que vos transmite indicações sobre os diferentes meios de segurança à sua disposição.

Proteger uma piscina: As normas

Como indicado anteriormente, as piscinas que estão sujeitas a regulamentação são as piscinas privadas que são semi-enterradas ou enterradas. Atenção, as piscinas insufláveis, as piscinas desmontáveis e as piscinas construídas dentro de um edifício não são abrangidas pela regulamentação. Da mesma forma, as piscinas situadas num estabelecimento de natação e que são supervisionadas por um nadador-salvador não são abrangidas.

Atualmente existem 4 normas para a segurança das piscinas. Estas normas estão disponíveis na AFNOR:

  • Coberturas: NF P90-308
  • Abrigos: NF P90-309
  • Barreiras: NF P90-306
  • Alarmes: NF P90-307

Note que, regra geral, quando uma piscina é construída, o construtor deve remeter ao proprietário uma nota técnica. Esta nota permite ao proprietário da piscina ter conhecimento das condições de funcionamento do dispositivo de segurança. Além disso, esta nota técnica também menciona os riscos incorridos, tais como o afogamento. São dados conselhos preventivos como, por exemplo:

  • Não é permitida a entrada de crianças na piscina sem a presença de um adulto.
  • Deixar sempre equipamentos de intervenção (bóias, vara, número de emergência).
  • Estabelecer uma vigilância ativa (designar um adulto para vigiar as crianças).

Estes são, entre outros, conselhos que estão ligados ao bom senso com a finalidade de preservar a segurança de todos os membros em contacto com a piscina. É certamente uma boa maneira de relaxar e divertir-se especialmente no Verão, mas é aconselhável estar vigilante. O risco zero não existe, por isso, para além das normas em vigor, tenha em mente todos os conselhos de prevenção.

Agora que conhece os regulamentos para a piscina, quais são os diferentes dispositivos disponíveis? Além disso, como instalar um guarda-corpos clássico de alumínio para garantir a segurança da sua piscina?

Os vários dispositivos de segurança, incluindo o guarda-corpos de alumínio

Vários dispositivos de segurança homologados conforme a norma francesa estão disponíveis para proteger a sua piscina. Além disso, os dispositivos podem ser encontrados em vários modelos, o que torna possível uma ampla escolha.

As barreiras, o guarda-corpos alumínio

A vedação da piscina é o dispositivo de segurança mais popular para os proprietários de piscinas. A barreira permite fechar completamente o acesso à piscina; o que é interessante se tiver filhos. Certas barreiras não têm estética, mas o guarda-corpos em alumínio é a solução ideal se quiser combinar segurança e design. Como todos os dispositivos, as barreiras de segurança são regidas por regras:

  • Não apresenta perigo de confeção.
  • Não permitir qualquer tentativa de abertura por crianças e assim tornar a piscina inacessível a crianças com menos de 5 anos de idade.
  • Instalar o guarda-corpos de alumínio a pelo menos 1 metro da borda da piscina.

O alarme de piscina 

O alarme para piscina é o dispositivo de segurança mais rápido de instalar e é pouco dispendioso. Atenção, ao contrário do guarda-corpos em alumínio, o alarme não garante 100% de segurança da sua piscina. De facto, embora um alarme tenha a função de alertar para um possível perigo, requer a intervenção de um terceiro. Note que existem dois tipos de alarmes de piscina, nomeadamente:

  • Os alarmes de deteção de imersão.
  • Os alarmes de deteção periférica.

Evidentemente os alarmes devem estar ativos 24h/24h para que possa garantir a segurança dos seus entes queridos (crianças e adultos).

Cobertura de piscina

Cobrir a sua piscina é outra forma de a proteger. É também um dispositivo homologado conforme a norma francesa (NF P90-308). Do mesmo título que o guarda-corpos em alumínio, a cobertura é um meio eficaz de segurança porque evita que as crianças caiam dentro da piscina.

A particularidade da cobertura é que ela ajuda a melhorar o desempenho térmico da água. Note que as coberturas são geralmente concebidas para evitar que uma pessoa com um peso até 100kg se afunda. Existem vários tipos de coberturas, lonas (com rede), com barra ou cobertura de inverno.

Abrigo de piscina

Tal como os guarda-corpos de alumínio e as coberturas das piscinas, os abrigos das piscinas ajudam a aumentar a segurança das crianças. No entanto, é um dispositivo de segurança muito caro porque requer trabalhos importantes, portanto, a intervenção de um profissional. Os preços podem variar entre 2.000€ e 10.000€ dependendo do tipo de abrigo que escolher.

O efeito estufa causado pelo abrigo da piscina ajuda a manter uma temperatura quente. É também um dispositivo que o ajuda a manter a sua piscina limpa, pois atua como uma barreira contra a poluição. Existem vários tipos de abrigos de piscina, nomeadamente, abrigos baixos, altos ou semi-altos.

Porquê escolher um guarda-corpos em alumínio?

Muito na moda há alguns anos, o guarda-corpos de alumínio destaca-se graças à sua estética, à sua adaptabilidade e à sua longevidade. Existem vários materiais de fabrico no mercado, mas o alumínio continua a ser o melhor. O alumínio é um material que deixa muito espaço para a criatividade; permitindo assim ir longe em termos de design. Estão disponíveis vários modelos: clássico, contemporâneo, neo ou personalizado.

Além disso, o alumínio é um material muito robusto que requer pouca manutenção. Ao contrário do ferro, o alumínio não enferruja com o tempo. Tem também uma boa resistência às condições meteorológicas, pelo que não perderá o seu brilho sob os efeitos da humidade, geada ou raios ultravioleta. Além disso, pode instalar um guarda-corpos em alumínio numa propriedade localizada perto do mar.

Graças também à sua resistência mecânica, não é provável que se parta ou dobre sob o peso dos corpos. Para além da robustez e da sua estética, o guarda-corpos em alumínio é fácil de instalar à volta de uma piscina. Não necessitará de um profissional para instalar.

Um manual é vendido com o kit de instalação para orientar os clientes. Enumera os diferentes passos a seguir para uma montagem adequada. Está também disponível um vídeo para que o cliente possa seguir visualmente as etapas de montagem.

 

 

 

Partilhe este conteúdo

Adicione um comentário