Como motorizar você mesmo o seu portão?

- Categories : Portão

Como resultado, já não precisará de sair inúmeras vezes da sua viatura para abrir e fechar o seu portão. Que luxo carregar apenas num botão mantendo-se quente dentro da sua viatura, não é? Através deste artigo, irá conhecer os principais passos a respeitar para garantir uma instalação eficaz ao longo do tempo. Independentemente da marca que escolher, o processo de instalação de um motor de portão de correr será sempre o mesmo.

Embora o processo seja idêntico, é necessário selecionar o tipo de portão antes de comprar um kit de motorização. De facto, a escolha do portão (correr ou bater) influencia diretamente o tipo de motorização a ser instalado. Daí a importância de não ignorar esta fase de reflexão quanto ao tipo de portão. É também importante saber que a motorização do portão de correr é mais rápida a ser instalada e este último é mais resistente.

Como escolher a motorização para um portão de correr?

Para começar, existem dois tipos de motorização para um portão de correr, a escolher em função da configuração do seu portão. Na verdade, existem entre outros:

  • A motorização do portão de correr autoportante;
  • A motorização com calha.

Note que em princípio, a motorização de um portão de correr requer trabalhos importantes de pedreiro.
De facto, a motorização deste tipo de portão inclui uma calha com uma base para inserir o motor.

O sistema autoportante

No que diz respeito à motorização do portão autoportante, trata-se de um aparelho que se fixa ao solo, mesmo ao pé do portão. Além do motor, a caixa deste tipo de motorização inclui também um telecomando, um par de fotocélulas e uma luz intermitente. O conjunto destes dispositivos instalados permitem a deteção da presença de um objeto ou indivíduo no campo de ação do portão durante a manobra.

Além disso, estes dispositivos contribuem também para a redução de acidentes para peões como incidentes com o próprio portão. Em alguns casos, é também possível encontrar no pacote opcional, a cremalheira. Bem longe do termo propriamente utilizado para a compra de um bem imobiliário, este acessório participa no processo de rastreio do portão pelo motor. Esta última é fixada diretamente ao portão para assegurar um melhor movimento.

O sistema de portão com calha

Por outro lado, dependendo da configuração do portão, é possível optar por uma motorização com calha. Mais adequado para portões grandes ou mesmo pesados e volumosos, é amplamente mais utilizado para automatizar os portões de correr. Uma das vantagens pelas quais a maioria das pessoas preferem este sistema de motorização é que é menos incómodo. Na verdade, não requer qualquer espaço livre ao abrir, pelo que não provoca qualquer obstrução.

Como indicado anteriormente, a motorização com calha suporta os portões mais pesados com peso entre 600 e 1000 kg. Neste caso, é necessário passar por uma fixação ao solo, ou seja, uma calha, para facilitar o movimento de tal massa.

O que é um kit de motorização?

Embora haja uma multiplicidade de kits de motorização, alguns kits destacam-se graças à qualidade dos produtos que variam de acordo com a marca escolhida. Alguns produtos apresentam um rótulo Qualimarine, garantindo assim uma qualidade superior, especialmente para produtos de alumínio termolacado.

Por exemplo, no kit de motorização para um portão de correr da marca Sirius, encontrará os seguintes elementos:

  • Motor para portões de correr até 400 kg
  • Placa de controlo CR24 868 MHz (1)
  • Recetor RXGM 868 MHz (1)
  • Um par de fotocélulas
  • Um led de luz intermitente
  • 2 telecomandos de 4 canais 868 MHz
  • Sistema de acionamento por cremalheira em nylon
  • Sistema de desbloqueio interior

Para facilitar a montagem, este kit é vendido com um manual. Também é possível consultar um vídeo online para limitar os erros. Antes da compra de um kit, é essencial considerar a escolha da fonte de alimentação. O portão pode precisar de uma alimentação de 220 volts ou de 24 volts. Além disso, as dimensões e o peso do portão devem ser tidas em conta; o kit deve corresponder a estes parâmetros para que o motor possa funcionar corretamente.

Como instalar uma motorização num portão de correr?

A motorização de um portão não é tão difícil como se poderia imaginar, mas requer algumas habilidades de bricolage. É também mais fácil instalar uma motorização sobre um portão já eletrificado. Caso contrário, é melhor pedir os serviços de um profissional que será capaz de fazer um trabalho eficaz. Evidentemente, antes de começar, é necessário condenar a fechadura manual que não terá mais utilidade. Além disso, aqui estão as diferentes etapas para instalar corretamente o seu kit de motorização num portão de correr:

  1. Eletrificar o portão se ainda não tiver sido feito: Para que a motorização funcione, o portão deve ser ligado a um sistema solar ou a uma linha elétrica. Para tal, é necessário fazer as ligações adequadas, ou seja, cavar uma vala a partir do painel elétrico principal. Procure a experiência de um eletricista para a fase de ligação à terra do circuito elétrico.
  2. Fazer uma pequena fundação para a localização do motor: Antes de perfurar, será necessário anotar os locais onde a motorização será fixada.
  3. Fixação do motor: Trata-se de um passo importante em que se deve prestar atenção ao nível do motor. Caso contrário, o motor não funcionará corretamente. Além disso, certifique-se de que o motor está ligado à linha de terra.
  4. Fixar a cremalheira para assegurar um melhor movimento do portão. Verifique a rotação correta da engrenagem do motor.
  5. Lembre-se de posicionar o limitador de fim de curso diretamente na cremalheira.
  6. Instale os vários acessórios: Possivelmente, os comandos, o botão sem contacto para automatização, etc..
  7. Ligar os fios ao motor e ligar à corrente: Consultar cuidadosamente as instruções e chamar um eletricista, se necessário, para evitar um curto-circuito.
  8. Faça alguns ajustes e, por fim, coloque o portão automatizado em serviço.

Precauções a tomar

É claro que, antes de se iniciar qualquer processo de instalação de motorização, certas regras devem ser respeitadas. Estas são algumas precauções a tomar para evitar qualquer risco de acidente durante o trabalho. Os diversos pontos a ter em consideração de antemão são os seguintes:

  • Assegurar-se que a alimentação elétrica esteja desligada antes da instalação ou manutenção;
  • Assegurar-se que a estrutura do portão cumpra as normas de estabilidade e resistência;
  • Ter em atenção aos controlos automáticos que devem ser colocados fora do alcance das crianças;
  • Não utilizar o equipamento até que esteja completamente instalado para que não se danifique;
  • Utilize o telecomando apenas quando tem uma visão geral do portão.

Por fim, para garantir que a sua motorização funciona corretamente, siga cuidadosamente o manual fornecido no kit de instalação.

Share this content

Add a comment